terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Passo a Passo: Restaurar Vasos Velhos

 
 
 
Tartarugas, já dizia o provérbio: "quem guarda o que não presta, tem tudo o que precisa"!
 
Os meus vasos eram assim! E eram porquê? Porque já não são mais!
Estavam na cozinha e já não os podia ver à frente...
Quer dizer são fofinhos, mas bahhh...
 
Além do mais como vêem a tinta estava a estalar toda, porque são de barro e não têm o furo para escoar a água.
 
Então resolvi dar-lhes uma repaginada...
 


Primeiro pintei com uma tinta cinzenta de paredes para lhe dar uma capa mais forte... Dei duas de mão... A ideia inicial era deixá-los com aquele aspecto mate da tinta de parede, mas mudei de ideia porque tinha aqui uma tinta prateada.
Convém que fique bem pintado porque esta capa está a proteger a tinta do vaso de estalar.
 
 
 
Em segundo pintei a parte que queria a preto acetinado. Uma latinha dá para muita coisa e custa uns 5€, na Leroy Merlin (onde comprei) ou no Aki. Os meus vasos tinham uma divisão como vêem na primeira imagem, portanto foi só seguir aquela linha. No entanto, se o vaso não tiver nenhuma divisório ou vêem uma linha imaginária ou então com uma tira de fita de embrulho põem em volta do vaso e é só pintar com cuidado... Dei umas duas de mão - também depende da prática (e habilidade) e a minha é 0.
 
 
 
Por fim pintei com a tinta prateada por cima da cinzenta, dando aquele aspecto mal pintado e com várias camadas que eu adoro. A minha tinta prateada é da Luxens, mas é mesmo para paredes (foi para a casa da minha mãe e ela ainda lá tinha um pouco e  eu trouxe-a logo para Aveiro, para dar asas à imaginação), no entanto também têm latas de tinta prata do mesmo preço que a tinta preta.
 
Como tenho dois vasos não os queria iguais... Usei as mesmas tintas e pintei uma lista grossa preta por cima do prateado usando uma fita de embrulho.
 
E ficaram assim:
 




Não são a melhor coisa feita desde o Tecto da Capela Sistina por Michelangelo, mas estou muito contente com eles e comigo (pensei que saísse uma cena abstracta). Até porque agora ficam bem em todas as divisões da casa...

O que é que acharam??
 

 

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Olá Diogo...
    Reaproveitar o que se tem é tudo!! Adorei!!
    Fiquei feliz com sua visita...seja bem vindo sempre!!
    Bjkas da Coruja!!

    ResponderEliminar
  2. É vero Diogo, nem percebi!!
    Tartaruga é um bichinho fofo que gosto muito e inclusive já tive uma que se chamava "Margarida",mas como cresceu muito levei-a para um zoobotânico da cidade! Mas me diga o por quê desse nome??
    O meu é Coruja...pois é meu apelido na família!!
    Bjkas e até mais!!

    ResponderEliminar
  3. que menino prendado você.
    eu também tinha uns vasinhos aqui em casa com cara de mané,
    dai taquei tinta nos bichinhos que agora estão se achando rsrs


    Baci

    ResponderEliminar
  4. adorei a ultima coca do deserto rsrsrs
    minha amiga sempre diz.
    aquela mulher se acha a bala que matou john Lennon rsrs

    bacione

    ResponderEliminar